Sobre

O site Memorial Digital das Vítimas da Escravidão nos Sertões de Pernambuco (sécs. XVIII e XIX) se trata de um banco de dados em constante aperfeiçoamento, criado para armazenar e disponibilizar informações sistematizadas sobre o perfil dos seres humanos forçados a condição de escravos nos sertões de Pernambuco, durante os séculos XVIII e XIX.

O projeto foi desenvolvido por uma equipe da ETE MFL, formada pelos professores Alexandre Bittencourt Leite Marques, Paulo Henrique Ramos e Matheus Oliveira Farias, juntamente com um grupo de estudantes do ensino médio integrado da referida instituição educacional.

A justificativa para a criação do site decorre da carência de estudos históricos sobre a escravidão nessa região, se comparado com os estudos realizados a respeito das áreas do litoral e entorno. Na tentativa de amenizar essa lacuna historiográfica, e de homenagear postumamente as vítimas da escravidão, o Memorial Digital proporcionará aos mais diversos pesquisadores e ao público em geral uma ferramenta de busca que contribuirá para a ampliação do estudo da história da escravidão em Pernambuco e, consequentemente, da história da escravidão no Brasil.

Concomitantemente, o projeto insere os estudantes da ETE MFL no âmbito da investigação científica, na medida em que estes analisam documentos históricos primários para o abastecimento do banco de dados, bem como estudam as técnicas de desenvolvimento de sites.